Regulamento da RDA Hits - 2025

 

Regras para o público em geral

Além do bom senso que é a regra maior, existem algumas normas para participar do chat. Elas vão desde opções para melhorar a utilização, até regras fixas.

É expressamente proibido:

1) ofensas a outros usuários ou moderadores;

2) apologia às drogas ou qualquer tipo de crime;

3) utilizar nicks (apelidos) com nomes ofensivos ou com palavras citando os órgãos sexuais e/ou mais pesadas;

4) propagandas de outros sites, rádios e salas;

5) misturar problemas particulares e/ou assuntos pessoais com a rádio;

6) discussões que possam atrapalhar o bom andamento do chat;

 

Regras para a moderação

Porque da existência dos moderadores?

Moderadores são escolhidos pela administração para zelar pelo bom andamento do chat. Como os administradores geralmente atuam em tarefas fora do chat, é papel da moderação manter a ordem e evitar que ocorram problemas que possam afetar a rádio e/ou o chat. A escolha dos moderadores é feita exclusivamente pela administração da rádio, seguindo critérios como conhecimento, boa relação com usuários do chat, vontade de ajudar, presença, dentre outras.

Funções do moderador:

1) Orientar novos usuários;

2) NÃO será tolerado abuso de poder. Não há nenhuma cobrança sobre moderadores... só não será permitido abusos e desrespeitos com outros usuários sob pena de perder a moderação; a moderação deve sempre dar o exemplo.

3) O chat é um canal para ADULTOS. Portanto não existe proibição quanto a palavras de baixo calão (palavrões), desde que seja entre duas ou mais pessoas que estejam interagindo bem (brincando etc) e que não cause desconforto as partes envolvidas. Então antes de chamar a atenção ou tomar qualquer providência, observe a situação.

4) Quando não estiver disponivel para ajudar/moderar: use o comando !down para ficar junto aos demais usuários/ouvintes e não ficar em evidência.

5) Moderadores não são proibidos de irem à outras salas, desde que permaneçam logados na rádio. Se for localizado(a) em outra sala sem que esteja na nossa sala poderá ter seu status removido sem aviso prévio.

6) Caso necessite se ausentar da sala por tempo indeterminado, avisar a administração. Caso contrário ao retornar depois de perder o registro do seu nick, perderá também seu posto de moderador, sem possibilidade de retorno.

 

Tipos de punições que podem ser aplicadas pelo moderador:

Quem descumpre as regras sofre as punições. A punição poderá ser aplicada pelo moderador que estiver online no momento. As punições podem ser:

Repreensão: Situações não consideradas graves devem ser feitas dialogando diretamente com o usuário (apologia às drogas ou qualquer tipo de crime, misturar problemas particulares e/ou assuntos pessoais com a rádio, discussões que possam atrapalhar o bom andamento do chat etc).

Kick: punição dada em situações medianas (ofensas a outros usuários ou moderadores, nicks contendo paravras de baixo calão ou cunho sexual, comportamento indevido).

Banimento: punição dada em situações graves ou reincidentes (ofensas graves a outros usuários ou moderadores, voltar usando nicks contendo paravras de baixo calão ou cunho sexual após o kick, propagandas de outros sites, chats ou rádios etc).

Banimento por tempo indeterminado: punição máxima dada pela alta administração (donos da rádio) para situações gravíssimas.

O bom senso deve prevalecer nas decisões do moderador, avisando verbalmente com antecedência, com excessão de situações consideradas graves ou gravíssimas, que pedem o banimento instantâneo.

Em caso de banimento por atitudes ocorridas em "private" (pv/pvt), um administrador eventualmente poderá solicitar "prints" para averiguação.

Atenção moderadores: em caso de dúvidas sempre procurem um administrador antes de tomar qualquer atitude.

Em relação a nicks imprópios: Mais uma vez é importante frisar que o chat é para adultos. Devemos kickar apenas usuários utilizando nicks com palavras de baixo calão (palavrões) ou de cunho sexual. Nicks como cafajeste, safado, ginecologista, sexologo, safada, travessa, devassa etc são adjetivos comuns e permitidos.

 

Boas práticas para a moderação
Boas práticas são atitudes que não são de fato obrigatórias, mas que servem para que o moderador tenha em mente o que fazer para ser útil junto a rádio, causando boa impressão junto aos ouvintes e com isso manter o usuário fiel ao nosso chat.
1) Ser educado: Dar bom dia, boa tarde ou boa noite faz parte da boa educação. A cordialidade ajuda e o usuário se sente querido no ambiente do chat.
2) Ajudar quando necessário: Muitos usuários novos tem dificuldade em pedir uma música ou até mesmo iniciar uma conversa privada. É sempre importante o auxílio nessas horas.
3) Interação: Interagir com os ouvintes pode ajudar a cativar mais usuários para a rádio. Brincadeiras, conversas... Por exemplo: tente analisar o que um usuário novo gosta, e converse um pouco sobre o assunto. Outro exemplo: brinque com usuários que permitirem esse tipo de aproximação, com apelidos e gestos que demostrem que ele é importante para a rádio.
4) Divulgação: Sempre que possível, vamos divulgar a rádio em mídias sociais. Grupos de Facebook, Grupos de WhatsApp, Salas de Bate-papo... Onde for possível, é interessante postar um vídeo, uma figura ou até mesmo um de nossos banners, mas sempre informando nosso link na postagem.
5) Bom senso: Ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém, mas que haja respeito entre as partes para o bom andamento da rádio. Não gostou da atitude de um(a) moderador(a), tente conversar com ele(a) e resolver a situação, podendo ser em off ou até mesmo usando o canal destinado as conversas entre moderadores.

*OBS: A administração estará sempre observando o comportamento dos moderadores, portanto tentem seguir as funções e as boas práticas citadas.

 

 

® www.radiodasantigas.com.br 2013-2025